Aprenda a elaborar um plano de negócios impecável para o seu comércio varejista
Começar com o pé direito é fundamental para o seu comércio varejista, e o plano de negócios tem papel decisivo. Saiba tudo!
Não importa se você já está atuando no comércio varejista ou se está pensando em empreender investindo nesse setor que, apesar de ter sofrido fortes impactos por conta da pandemia, continua sendo uma boa porta de entrada para o mundo empresarial…
Em ambos os casos, o planejamento organizacional deve ser preconizado desde o início, para que a sua gestão seja efetiva e te mantenha o mais longe possível de problemas, mas a realidade é que a gente não vê muito isso acontecer por conta de uma cultura imediatista, e que o gestor imagina que basta ter o capital para investir que tudo dará certo.
Não, não dará e a gente vai te mostrar a importância de um bom plano de negócios, de modo que você inicie de forma mais segura – ou até mesmo se já tiver um comércio, possa parar por um instante para reorganizar a sua empresa, com base nesse recurso fundamental.
Então, continue com a gente e veja como o plano de negócios pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio.
Como elaborar um bom plano de negócios?
As pessoas têm a triste mania de achar que já sabem de tudo e, geralmente, não se preparam devidamente para empreender, seja em qual ramo for.
Abrir uma empresa sem um plano de negócios detalhado é como estar em um local desconhecido, completamente escuro, sem, ao menos, uma lanterna para enxergar o que vem pela frente.
Com isso, é fácil de entender que um plano de negócios para empresas do comércio varejista visa traçar todo o direcionamento para o que será feito em seu negócio.
Sendo assim, iremos elencar para você, elementos importantes e cruciais para você considerar e colocar no papel, antes mesmo de investir.
Plano de negócios
- Estude o mercado que pretende atuar (saiba quem é o seu público-alvo e entenda o seu comportamento);
- Faça uma análise de concorrência (entenda como os seus principais concorrentes atuam e se comportam);
- Tenha total clareza quanto ao seu nicho de mercado (seja menos abrangente e mais específico);
- Priorize uma localização condizente com o seu público (ambas as coisas estão interligadas);
- Busque ao menos 3 fornecedores (quando 1 falhar, você tem 2);
- Elabore um planejamento financeiro;
- Invista em Marketing (o digital vem ajudando milhares de empresários do setor varejista);
- Foque em bons parceiros para gerenciar a sua contabilidade (gerenciar tudo sozinho irá tirar a sua tranquilidade e tomar todo o seu tempo).
Bom, acreditamos que esse checklist já é um bom início para que você consiga direcionar as ações em seu negócio, mas um comércio varejista vai muito mais além, pois existem funcionários para contratar e treinar, contas a pagar, tributos e todas as questões relacionadas aos trâmites de abertura de empresa que precisam ser resolvidas de forma criteriosa.
Não há como negar que um suporte contábil qualificado é o ideal para cumprir com tudo isso de forma impecável!
Conte com a Cont Real!
Nós, da Cont Real, podemos ser os parceiros ideais para você, pois somos uma contabilidade especializada em comércio varejista e dispomos de um time de profissionais extremamente qualificados e experientes para cuidar muito bem do seu planejamento e gerenciamento efetivo da sua contabilidade.
Conosco, você tem a garantia de um bastidor bem cuidado e em plena conformidade com as questões legais e, assim, toda a tranquilidade para ir em busca do sucesso do seu negócio.
Sendo assim, não hesite em nos contatar!
QUERO OBTER O SUCESSO EM MEU COMÉRCIO!