Como abrir um consultório de odontologia

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Como abrir um consultório de odontologia? Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, a ContReal, sua assessoria contábil especializada em saúde, preparou um passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para abrir o seu consultório.

Confira com atenção o nosso passo a passo e esclareça as principais dúvidas dos dentistas na hora de montar e legalizar um consultório odontológico.

1- Contrate uma contabilidade especializada

Quando o objetivo é abrir um consultório de odontologia, o primeiro passo é contratar uma contabilidade especializada no segmento de saúde.

O contador especialista em saúde, conhece todos os detalhes e rotinas contábeis relacionadas ao exercício da odontologia, medicina e outras profissões.

Com o apoio deste profissional, você esclarecerá suas dúvidas e poderá colocar o sonho de ter um consultório próprio em prática.

Por sinal, além de cuidar de todos os trâmites para abertura do consultório odontológico, o contador trabalhará para manter todas as obrigações do estabelecimento em dia com o fisco, incluindo:

  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo da folha de pagamento e pró-labore;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Elaboração do balanço contábil;
  • Dentre outras atividades importantes.

Pensando em abrir um consultório de odontologia, mas ainda não contratou uma contabilidade especializada e preparada para auxiliar você?

Clique aqui, entre em contato conosco e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!

2- Separe os documentos necessários

Logo após contratar um serviço de contabilidade, você receberá orientações quanto à documentação necessária para abertura e legalização do seu consultório.

A documentação em questão, pode variar de região para região, mas normalmente é a seguinte:

  • RG e CPF;
  • Registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação do consultório;
  • Requerimento de Empresário ou Contrato Social.

Em caso de dúvidas com um ou mais documentos da lista acima, não se preocupe, pois, o nosso time de contadores poderá auxiliar e orientar você.

3- Defina um regime tributário e uma natureza jurídica

Dando sequência ao passo a passo para abrir um consultório de odontologia, será preciso definir em conjunto com o contador, um regime tributário e uma natureza jurídica para o seu negócio.

O regime tributário determinará a forma de apuração dos impostos sobre os serviços prestados no seu consultório. Neste caso, são três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Por sua vez, a natureza jurídica determinará o modelo de constituição do negócio, definindo dentre outras coisas, se o consultório será registrado em sociedade ou individualmente.

Neste caso, temos diversas opções, dentre as quais, podemos destacar:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada – LTDA;
  • Sociedade Simples.

Converse com o nosso time de contadores e defina quais são as alternativas em regime tributário e natureza jurídica ideais para suas necessidades.

4- Aguarde o registro na Junta Comercial

Após os passos listados anteriormente, a contabilidade iniciará a etapa de registro do consultório odontológico nos órgãos competentes.

Para começar, será necessário registrar o Contrato Social ou Requerimento de Empresário (documentos de constituição empresarial) na Junta Comercial.

A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório, onde os pedidos para abertura, alteração contratual e encerramento de empresas devem ser registrados.

5- Aguarde a emissão do CNPJ

Dando continuidade aos trâmites para abrir um consultório de odontologia, a contabilidade iniciará a emissão dos documentos necessários para funcionamento do estabelecimento, começando pelo CNPJ.

O CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, é um documento obrigatório para todo e qualquer negócio instalado e desenvolvido no Brasil, independente do porte ou tipo de atividade.

O órgão responsável pela emissão do CNPJ, é a Receita Federal do Brasil, mediante solicitação do empreendedor ou do seu contador.

6- Solicite a Licença da Vigilância Sanitária

Por sua vez, com o CNPJ em mãos, a contabilidade providenciará a emissão da Licença da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária é a responsável por fiscalizar os estabelecimentos de saúde, quanto às boas práticas de higiene e os cuidados necessários para realização de procedimentos relacionados à saúde humana, como por exemplo, a esterilização de instrumentos.

7- Aguarde a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento

Dando sequência ao passo a passo para abrir um consultório de odontologia, a contabilidade se encarregará de solicitar junto à Prefeitura, dois documentos muito importantes:

  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Com estes documentos, estará quase tudo em ordem para que o seu estabelecimento possa entrar em efetivo funcionamento.

8- Solicite o registro do consultório no CRO

Por fim, para fechar com chave de ouro, será preciso registrar o consultório odontológico no CRO – Conselho Regional de Odontologia.

Como conselho responsável por fiscalizar o exercício da odontologia, o CRO exige que consultórios e clínicas também possuam registro na entidade.

A princípio o passo a passo pode parecer extenso, mas não se preocupe, nosso time de contadores cuidará de tudo para você.

Como abrir um consultório de odontologia: dúvidas frequentes

Agora que você já conferiu todos os detalhes do passo a passo para abertura e legalização do seu consultório, é hora de responder algumas dúvidas comuns.

1.Consultório odontológico pode ser MEI?

Não. A odontologia não faz parte do rol de atividades permitidas para o microempreendedor individual.

2.Quanto custa para abrir um consultório de odontologia?

Do ponto de vista de registro e legalização, os custos costumam ser os seguintes:

  • Honorários da contabilidade;
  • Taxa da Junta Comercial;
  • Registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia.

3.Quanto um consultório odontológico paga de imposto?

O valor que um consultório odontológico paga de impostos varia em função de uma série de fatores, como regime tributário, faturamento e despesas com folha de pagamento.

No entanto, em muitos casos, é possível optar pelo Simples Nacional, regime cuja tributação para serviços odontológicos pode iniciar em apenas 6% sobre o faturamento.

Deseja saber mais e abrir o seu consultório com o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada? Clique aqui e entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes:

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

img - post - CONTREAL

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Pensando em abrir um consultório médico, mas possui dúvidas e…
Cresta Posts Box by CP