Conheça os principais documentos contábeis de sua clínica médica
Saber quais documentos contábeis são necessários pode facilitar muito a vida e ajudar a manter a clínica saudável e regularizada. Confira quais são esses documentos!
A administração de uma clínica médica acarreta muitas responsabilidades, entre as quais a de garantir que todos os documentos contábeis necessários estejam em vigor.
É essencial fazer a correta gestão desses documentos a fim de acompanhar os pagamentos, despesas e outras transações financeiras.
Ter os documentos certos no local pode ajudar a garantir que a clínica esteja em conformidade com todas as exigências legais e seja capaz de fornecer informações financeiras precisas e atualizadas.
Neste artigo, discutiremos quais documentos contábeis são necessários para as clínicas médicas e como assegurar que todos eles estejam em vigor. Confira!
Veja também:
- Gestão financeira: quais as dicas?
- Emitir nota fiscal: como o médico pode realizar?
- Descubra como fazer um planejamento estratégico de sucesso para a sua clínica.
O que são documentos contábeis?
Podemos definir os documentos contábeis como aqueles que são utilizados como base para escrituração e
Os documentos contábeis estão relacionados à movimentação financeira da empresa e são utilizados como base para a escrituração e registros obrigatórios feitos pela contabilidade da empresa, bem como para o cálculo das obrigações principais e acessórias de sua rotina fiscal.
Veja a seguir quais são os principais documentos contábeis para a sua clínica médica!
Principais documentos contábeis para clínicas médicas
Dentre os principais documentos contábeis que não podem faltar em sua clínica médica, podemos destacar:
- Notas fiscais;
- Extratos bancários;
- Extratos de meios de pagamento;
- Comprovante de pagamentos de impostos e encargos trabalhistas;
- Comprovantes de créditos e débitos bancários;
- Cópias de pagamento das despesas da clínica, como luz, água e internet;
- Livro caixa;
- Guias de contribuição;
- Contratos diversos, como de financiamento, apólice de seguro, etc.
Como garantir a correta gestão dos seus documentos contábeis?
São muitos os documentos contábeis, fiscais e trabalhistas que você deve ter em sua clínica para mantê-la organizada, saudável, segura e regularizada.
Mas com tantas responsabilidades em sua prática médica, como garantir a correta gestão desses documentos? A resposta está em contar com uma contabilidade especializada no seu segmento.
Assim, você garante não só a correta gestão dos seus documentos, como também o auxílio especializado para sua rotina contábil e fiscal, como a correta apuração dos impostos, o controle do fluxo de caixa, a gestão de custos, etc.
Conte com a Contabilidade Real!
Se você deseja garantir que todos os documentos contábeis de sua clínica estejam organizados e em vigor, é fundamental contar com uma contabilidade especializada.
Afinal, cada documento apresenta algumas regras de preenchimento e armazenamento. As notas fiscais, por exemplo, que deve ser emitida obrigatoriamente por sua empresa, precisa ser armazenada por pelo menos 5 anos a fim de comprovar suas operações.
Desse modo, saiba que nós, da Contabilidade Real, somos especialistas na prestação de serviços contábeis e fiscais para área da saúde, e vamos ajudar você a garantir uma clínica organizada, saudável, segura, lucrativa e regularizada.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE ESPECIALIZADA EM SUA CLÍNICA MÉDICA!