Veja tudo que você precisa saber sobre a medicina digital: o que é e vantagens
A medicina moderna deve tirar proveito da tecnologia para tornar o atendimento médico mais eficiente e personalizado. Entender esse processo é imprescindível para atuantes na área. Vamos entender melhor sobre a medicina digital!
Equipamentos modernos possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias, o que por sua vez deu origem a novas áreas de atividade, incluindo na saúde.
O assunto abordado aqui é a medicina digital! Vamos entender melhor sobre esse tema tão importante nos dias atuais?
Para saber mais sobre a medicina digital e seus benefícios, continue lendo!
O que é a medicina digital?
A medicina digital refere-se ao uso de softwares médicos e dispositivos para auxiliar os pacientes. Com os avanços tecnológicos e transformações digitais em muitos campos, a medicina tem acesso a inovações que permitem a otimização de processos, melhor análise e a aquisição de novos conhecimentos.
Medicina digital e telemedicina são a mesma coisa?
Embora sejam assuntos relacionados, a medicina digital e a telemedicina não são a mesma coisa. Por exemplo, Telemedicina refere-se a serviços médicos prestados à distância, enquanto a medicina digital refere-se ao uso de tecnologias digitais na medicina em geral.
Quais são as vantagens da medicina digital?
Vamos mergulhar na saúde digital e suas vantagens para entendê-la melhor.
1. Agilidade no atendimento
A transformação digital permitiu um serviço mais rápido sem sacrificar a eficiência. Por exemplo, um resultado de teste pode ser entregue ao consultório em minutos. Usando as informações, o médico pode até mesmo enviar um e-mail ao paciente para marcar uma consulta on-line para discutir o diagnóstico e o tratamento. A medicina digital fornece ferramentas que podem ser usadas para melhorar e otimizar a experiência do paciente ao longo de sua jornada.
2. Processos padronizados
As tecnologias modernas simplificaram inúmeros procedimentos, permitindo a padronização de tarefas, além de automatizar atividades repetitivas. Isto elimina problemas com falhas de comunicação, erros e falta de organização, além de reduzir o tempo necessário para completar uma tarefa.
As instituições podem agora ser administradas com mais eficiência, melhorando a experiência do paciente e da equipe.
3. Redução de custos
O uso da tecnologia na medicina levou a uma redução de custos. A assistência médica remota é um bom exemplo. As instituições podem economizar dinheiro em questões de manutenção como o uso de eletricidade nestes casos, porque os pacientes não precisam de transporte. Como resultado, os pacientes também podem reduzir as despesas.
A medicina digital melhora a qualidade dos serviços e testes de saúde. Os profissionais são então capazes de se concentrar em outras questões, especialmente na prevenção de doenças, para reduzir custos de emergência.
4. Aumenta o acesso à saúde
Todo o equipamento e pessoal da clínica não tem que estar fisicamente presente por causa das tecnologias. É possível que uma equipe de radiologia envie resultados de exames remotamente, e o psiquiatra pode oferecer consultas em casa, por exemplo. Este benefício é particularmente importante para os pacientes, pois facilita a vida deles.
Também é difícil para os pacientes do interior do Brasil encontrar especialistas. Como alternativa a ter que viajar por horas para uma consulta que não requer exame físico, o paciente pode ter uma teleconsulta.
Na hora de implementar a medicina digital, conte com o respaldo da Contabilidade Real!
Várias tecnologias podem ser utilizadas para melhorar o sistema médico brasileiro, proporcionando cuidados de saúde de alta qualidade.
Com o advento da tecnologia, sistemas mais completos e inteligentes estão se tornando cada vez mais comuns. Para se beneficiar destas vantagens, porém, é preciso saber como utilizá-las.
Que tal ter uma contabilidade ao seu lado que pode te oferecer auxílio nesse processo?
Entre em contato conosco, da Contabilidade Real, e venha conferir como podemos te ajudar!
CLIQUE AQUI E CONTE COM O AUXÍLIO QUE É NECESSÁRIO PARA IMPLEMENTAR CORRETAMENTE A MEDICINA DIGITAL