Missão, visão e valores: saiba o que são e como definir em sua empresa!
Missão, visão e valores podem elevar sua empresa a novos patamares, transmitindo a missão e o propósito central da organização. Saiba como defini-los em sua empresa!
Vamos analisar um dos elementos mais importantes para a estratégia empresarial, missão, visão e valores, uma ferramenta de gestão organizacional. Analisaremos os principais conceitos e os aspectos desta ferramenta.
Veja como definir em sua empresa e exemplos para se inspirar!
Saiba mais sobre assuntos que também podem ser do seu interesse, clique nos artigos abaixo!
- O que é a retenção de imposto?
- 11 dicas de como reduzir muito o custo da sua empresa
- Validade jurídica: de que você precisa saber?
O que são missão, visão e valores?
A missão, a visão e os valores de uma empresa são ferramentas de gestão críticas que as empresas podem utilizar para estabelecer sua estratégia comercial.
Veja o significado de cada um deles:
1. Missão e como definir
É uma meta de longo prazo que deve ser definida para motivar e aperfeiçoar sua existência. Empresas muito bem-sucedidas, por exemplo, seguem sua missão de perto. Se você quer se tornar uma, deve ter as mesmas escolhas e refleti-las.
Veja exemplos de missão
“É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
McDonald ‘s
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
Microsoft
“Nossa missão é capacitar todas as pessoas e as organizações do planeta a conquistarem mais”.
2. Visão e como definir
A visão de sua empresa é a definição de seu cenário futuro e descreve aonde ela quer ir e o que ela quer se tornar, incluindo os desejos e as metas de todos os funcionários e de todos os parceiros. Ela determina os objetivos que devem ser alcançados para o cenário desejado, tornando-o crítico para o crescimento e o desenvolvimento da empresa.
Veja exemplos de visão
Cacau Show
“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade socioambiental”.
Seara
“Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e a rentabilidade nos seus negócios”.
Nubank
“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.
3. Valores e como definir
Os valores da empresa são baseados na ética, na moral e nas condições estritas que devem ser respeitadas. Além disso, os valores definem os limites necessários para uma conduta comercial adequada, padronizando as decisões e as ações de acordo com princípios.
Veja exemplos de valores
Apple
“Inovação, qualidade e excelência, simplicidade é melhor que complexidade, aquisição vertical, qualidade é melhor do que quantidade, colaboração e polinização cruzada, responsabilidade social e ambiental”.
Adidas
“Incentivo à disciplina e à humildade, inclusão em todas as comunidades globais, autenticidade, comprometimento, honestidade”.
Microsoft
“Integridade e honestidade, empenho com os clientes, parceiros e tecnologia, abertura e respeito com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento, capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final, atitude crítica, dedicação com a qualidade e o melhoramento pessoal, assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores”.
Como definir visão, missão e valores para sua empresa?
Se você estiver interessado em definir essas questões com maior segurança e ainda não se sente 100% apto a fazê-lo sozinho, nós, da Contabilidade Real, estamos aqui para você!
Entre em contato conosco e garanta 100% de eficácia nessa definição!