Aproveite os benefícios dos demonstrativos financeiros para médicos
Os demonstrativos financeiros são de extrema importância para manter a saúde financeira da sua clínica ou do seu consultório médico
Se você deseja ter um hospital, clínica ou consultório médico saudável, organizado e lucrativo, o artigo de hoje foi escrito para você.
Isso porque vamos falar sobre uma importante ferramenta da gestão empresarial: os demonstrativos financeiros!
Então, continue conosco se quiser conhecer os benefícios dos demonstrativos financeiros para médicos a fim de manter a sua empresa da área da saúde em pleno crescimento e em desenvolvimento saudável e seguro.
O que são demonstrativos financeiros?
Os demonstrativos financeiros podem ser definidos como relatórios contábeis que detalham a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado período, apresentando o desempenho do negócio e todas as transações realizadas.
Dessa forma, esses relatórios fornecem informações precisas sobre a situação da empresa com o objetivo de que gestores, investidores, sócios e proprietários possam tomar decisões estratégicas mais acertadas em prol do crescimento, do desenvolvimento e do sucesso da empresa.
Existem inúmeros demonstrativos financeiros, com suas características e seus objetivos, mas todos acabam se complementando. Vamos saber um pouco mais sobre eles a seguir.
Quais são os demonstrativos financeiros?
Dentre os principais demonstrativos financeiros, podemos citar:
- Balanço Patrimonial: um relatório referente aos assuntos contábeis, econômicos e financeiros da empresa, apresentando todos os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
- DRE – Demonstrativo de Resultado de Exercício: trata-se de um relatório cujo objetivo é apresentar os resultados líquidos, identificando os possíveis lucros e prejuízos obtidos em um determinado período. Vale ressaltar que o DRE, conforme Lei nº 6.404, é obrigatório para empresas do tipo sociedades por ações, devendo ser apresentado anualmente.
- DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa: esse demonstrativo financeiro permite que as movimentações financeiras realizadas na empresa, todas as entradas e as saídas, assim como as suas origens, sejam acompanhadas.
Quais são os benefícios dos demonstrativos financeiros para médicos?
Os demonstrativos financeiros são de extrema importância para qualquer empresa, inclusive para hospitais, consultórios e clínicas médicas. Separamos, abaixo, os principais benefícios dos demonstrativos financeiros para médicos. Confira!
Como falamos anteriormente, os demonstrativos financeiros fornecem informações importantes, detalhadas e precisas sobre a situação financeira e patrimonial da sua empresa médica, atuando como um verdadeiro guia para tomadas de decisões estratégicas. Além disso, esses relatórios oferecem uma série de benefícios, como:
- Comprovar e apresentar a realidade financeira da empresa para possíveis investimentos externos;
- Ter maior entendimento sobre toda a situação financeira e patrimonial;
- Reduzir erros, possíveis fraudes e custos;
- Ter maior controle do fluxo de caixa;
- Direcionar melhor os recursos financeiros;
- Maior assertividade na apuração dos tributos pagos e na escolha do regime tributário;
- Otimização dos processos e dos resultados.
São muitos benefícios, não é mesmo? Sendo assim, você pode estar se perguntando: afinal, como elaborar os demonstrativos financeiros? Essa parte você pode deixar com a gente!
Conte com a Contabilidade Real para a elaboração de demonstrativos financeiros efetivos!
Para a elaboração de demonstrativos financeiros sem erros e precisos para médicos, é fundamental contar com uma contabilidade especializada na área da saúde.
Dessa maneira, nós, da Contabilidade Real, somos a opção certa para você!
Conosco e com os nossos serviços contábeis, você não precisará se preocupar com assuntos como:
- Contabilização e elaboração dos demonstrativos financeiros;
- Demonstrativos contábeis e balancetes mensais;
- Cumprimento e entrega das obrigações principais e acessórias;
- Emissão de notas fiscais eletrônicas;
- Gestão dos seus documentos etc.
Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas, conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para manter a sua clínica ou o seu consultório médico organizado, saudável e em conformidade legal.
E se você gostou do artigo de hoje, também pode gostar de:
- Obrigações fiscais, financeiras e contábeis: quais as obrigações das clínicas médicas?
- Fluxo de caixa de clínicas médicas – Como gerir?
- Imposto clínica médica: entenda como é a arrecadação.
CLIQUE AQUI PARA TER O SUPORTE DA CONTABILIDADE CERTA PARA MÉDICOS COMO VOCÊ!