Folha de pagamento – Como realizar em clínicas médicas?

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Nesse artigo você vai ver:

Passo a passo de como elaborar folha de pagamento em sua clínica médica!

Entenda o que deve constar na folha de pagamento e evite erros com relação a este documento

Ter um negócio nunca é apenas exercer a atividade principal dele. Afinal, em sua clínica médica, não bastam apenas médicos atendendo para que tudo funcione bem. 
É preciso cuidar de aspectos financeiros, contábeis, fiscais, gerir pessoas e cuidar do departamento pessoal, entre tantas coisas que fazem com que o negócio funcione de forma plena e regular. 
Nisso tudo, sem sombra de dúvidas, o papel dos colaboradores é crucial, e é importante garantir que todos os direitos do mesmo sejam cumpridos e evidenciados na elaboração da folha de pagamento. 
Sabendo disso, hoje vamos te dar um passo a passo para facilitar a elaboração desse importante documento em sua clínica médica. 

Passo a passo para elaboração da folha de pagamento 

Antes de dar início aos passos que você deve seguir, é crucial entender a importância deste documento. 
É por meio dele que você tem um demonstrativo que evidencia para o colaborador tudo que ele recebeu, o porquê recebeu determinado valor líquido e, assim, garante a segurança da sua clínica médica, evitando processos trabalhistas. 
Portanto, seja com uma folha de pagamento digital ou física, veja como garantir que ela seja feita corretamente. 

Passo 1: Informações do colaborador e da empresa 

A primeira coisa a ser realizada é informar as informações do colaborador da empresa, sendo as principais:
Do colaborador: 

  • Nome; 
  • Cargo; 
  • Base salarial. 

Da empresa: 

  • Nome; 
  • Endereço; 
  • CNPJ; 
  • Ramo de atividade. 

Passo 2: Verificação das horas trabalhadas 

Comumente realizado por um controle de ponto, a verificação das horas trabalhadas é crucial para verificar se a carga horária foi cumprida, se houveram horas extras ou até mesmo horas a serem descontadas. 
Aqui é essencial verificar atrasos, faltas e afins. E tudo deve ser evidenciado na folha de pagamento. 

Passo 3: Descontos 

Os descontos são gerados de duas formas: 

  • Atrasos e faltas – Conforme verificado no passo anterior;
  • Benefícios – Como VR, convênio, INSS.

Passo 4: FGTS 

O FGTS não é descontado do salário do colaborador, mas sim, é uma obrigação da empresa pagar. 
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito previsto na CLT com valor de 8% ao valor do salário pago ao trabalhador. E deve ser evidenciado na folha de pagamento. 

Passo 5: Salário líquido 

Por fim, após todos esses passos é possível chegar ao salário líquido que o colaborador irá receber, contando com os descontos, benefícios, horas extras e tudo mais que for de direito do seu colaborador. 
Com tudo que falamos anteriormente evidenciado, ficará claro como se chegou ao salário líquido. 

Não tenha problemas com suas folhas de pagamento! 

Garantir que as folhas de pagamento de todos os colaboradores da sua clínica médica sejam realizadas de forma eficiente é fundamental, porém, como lidar com isso e com tantas outras tarefas que demandam sua atenção?
É justamente para te dar a solução para essa questão que nós estamos aqui. 
Contando com uma contabilidade como a Cont Real, você não precisa se preocupar com essa tarefa e usufrui da tranquilidade de ter especialistas cuidando disso para você! 
Portanto, não hesite em contar conosco. 

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