Aprenda, na prática, como funciona a aplicação de uma receita digital
A receita digital vem se tornando uma excelente alternativa para a medicina convencional
Quando falamos em medicina convencional, logo pensamos no modelo tradicional aplicado pela área, com consultas presenciais, receitas escritas à mão e prontuários sendo entregues de um lado e de outro.
Tudo isso está fadado a ficar no passado, principalmente em tempos como o que vivemos agora, com a aplicação da tecnologia relacionada à medicina vislumbrando novas possibilidades. A receita digital trata-se de uma delas.
O uso da receita digital, assim como a telemedicina, pode ser oportuno não somente para quadros específicos, mas de uma forma bastante ampla e generalista. Este artigo traz todas as informações necessárias que corroboram com essa afirmação, portanto, leia até o final e entenda mais.
Como funciona, na prática, a receita digital?
Na prática, a receita digital funciona como o seu formato antecessor, contendo todas as principais informações sobre o tratamento e uso de determinados medicamentos, sempre validados pelo profissional médico com a sua assinatura e CRM.
Esse procedimento continua basicamente o mesmo, com a única mudança de se ter um novo meio de “transmissão” de informações para o paciente, e o que antes ocorria por meio físico com papel timbrado, agora ocorre de forma totalmente eletrônica, com direito à assinatura digital e validação por sistemas destinados a esse fim.
Como é validada essa receita digital?
A validação é realizada de forma bastante simples, por meio de um portal disponibilizado pelo Governo Federal. Para que isso ocorra da melhor forma possível, houve a colaboração direta dos institutos e conselhos mencionados a seguir:
- ITI – Instituto de Tecnologia da Informação;
- CFM – Conselho Federal de Medicina;
- CFF – Conselho Federal de Farmácia.
O resultado desses esforços é a criação de um portal próprio para essa validação, se você quiser acessá-lo, este é o link.
Todas as regras anteriormente citadas em relação aos medicamentos controlados são mantidas e a simples mudança para um receita digital não altera em nada a forma como é conduzida a compra desses tipos de medicamentos.
Na prática, a receita digital ficará armazenada na nuvem e não correrá o risco de ser perdida, principalmente pela ação do tempo, só pedimos, encarecidamente, que não confundam a receita digital com uma digitalização de receita.
A principal diferença entre elas é justamente o fato da validação, uma possui uma validação escrita que pode ser digitalizada por meio de um dispositivo para tal função, e a outra é confeccionada digitalmente e dispõe de uma assinatura digital que pode ser validada por meio de um sistema próprio, ou seja, muito mais prático.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Serviços Contábeis Real (@servicoscontabeisreal)
Conte conosco, da Contabilidade Real
Se mesmo assim, você ainda permanece com alguma dúvida sobre a receita digital, ou até mesmo referente à viabilidade da aplicação em sua clínica médica, conte conosco, da Contabilidade Real.
Somos uma contabilidade especializada na área médica e podemos te ajudar não só na implantação como em um amplo processo de modernização do seu consultório médico.
Contamos com profissionais altamente qualificados e com bastante know how em diversas áreas contábeis envolvendo o seu negócio.