Médico, veja agora 5 dicas para diminuir os impostos pagos.
Você, profissional da área da saúde, sofre com a incidência de cargas tributárias que comprometem o seu financeiro? Existe uma maneira de pagar menos impostos, veja agora.
Uma das maiores preocupações de profissionais que prestam serviço na área da saúde é relacionada à tributação.
Por isso, os contribuintes sempre estão em busca de novas estratégias legais que possam diminuir a carga tributária incidente sobre seus serviços.
Essas formas de diminuir a carga tributária são muito procuradas, já que uma tributação não adequada pode afetar diretamente a saúde financeira de qualquer clínica e de qualquer profissional médico.
Pensando nisso, trouxemos um artigo para apresentar 5 dicas que vão te ajudar a pagar menos impostos.
Quer entender como melhorar o gerenciamento da parte financeira para médicos e para clínicas, assim como de que forma parar de sofrer com os impostos? No nosso blog, você encontra diversos artigos para aprender a potencializar os resultados financeiros. Veja os textos abaixo:
- Descubra por que a tributação para médico pessoa jurídica é a mais vantajosa
- Veja qual é o regime tributário para médicos ideal
- Veja 3 dicas sobre tributação para médicos
O primeiro passo para pagar menos impostos é entender quais as formas de atuação são possíveis para o profissional médico, bem como analisar qual delas é mais vantajosa para você, médico. Veja quais as formas de atuação possíveis:
Autônomo ou CLT
Nesse caso, o profissional atua como pessoa física e deve pagar o Imposto de Renda de forma mensal, seguindo regras como CLT, se atuar como tal, e o preenchimento do Carnê-leão mensalmente.
Empresa
O profissional que optar por atender como empresa, pessoa jurídica, precisa abrir o CNPJ e atentar-se à impressão de nota fiscal.
A forma de tributação da pessoa jurídica está diretamente ligada ao regime tributário em que se enquadra a empresa.
São as opções de regime: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
- Lucro Real
O regime tributário do Lucro Real possui um sistema de tributação que não é indicado para profissionais da saúde, isso pelo fato de não apresentar vantagens para quem exerce a prestação de serviços, como é o caso dos profissionais médicos.
- Lucro Presumido
No regime tributário Lucro Presumido, a Receita Federal presume que um valor determinado do faturamento da empresa seja seu lucro, e os cálculos serão efetuados conforme esse valor.
A fim de se enquadrar como Lucro Presumido, a empresa precisa ter faturamento anual abaixo de R $78 milhões.
- Simples Nacional
O Simples Nacional é o regime tributário mais escolhido, isso porque ele unifica todos os tributos a serem pagos em uma única guia, o DAS. Indicado para micro e pequenas empresas com arrecadação bruta de até R$ 4.8 milhões anualmente, mas não significa que seja o mais indicado para médicos.
O ideal para a escolha do regime tributário é saber, com exatidão, todas as particularidades da sua empresa e do regime tributário a ser adotado; por isso, esse é um dos pontos que devem ser tratados juntamente a um profissional da contabilidade.
Pessoa física ou jurídica para médico?
No caso de contribuinte pessoa física, o profissional pode atuar como CLT ou autônomo; nos dois casos, os impostos serão colhidos de maneira mensal. Tendo em vista a porcentagem das alíquotas, essas formas de atuação só compensam para profissionais que estão ainda com uma baixa porcentagem de ganhos.
No caso de pessoa jurídica, a tributação é feita de acordo com o regime tributário adotado, como visto anteriormente.
Como pagar menos impostos?
- Tenha um bom planejamento tributário;
- Faça escrituração do livro caixa;
- Faça a escolha assertiva do regime tributário;
- Entenda mais sobre todas as suas obrigações fiscais;
- Tenha um apoio contábil.
Conte com o apoio da Real
A Real é especializada em contabilidade para a área da saúde, com profissionais que dispõem de conhecimento específico de área para indicar as melhores possibilidades e os caminhos a serem seguidos.
Com a Real, você vai pagar menos impostos, médico.