Como reduzir a inadimplência? Descubra agora
Manter um bom relacionamento com os consumidores e ser agradável durante as cobranças são duas das chaves para reduzir as taxas de inadimplência. Aqui estão 5 estratégias práticas que você pode aplicar em sua empresa.
É crucial para cada gerente saber como minimizar as taxas de inadimplência da sua empresa. Esta prática pode garantir a sobrevivência do negócio, afinal as empresas brasileiras também sofreram prejuízos como resultado da pandemia causada pela covid-19.
Se sua empresa sofre com a inadimplência, você pode respirar com calma. Aqui, você descobrirá como minimizar a inadimplência em sua empresa.
Leia este artigo agora e descubra como!
Como reduzir a inadimplência?
Para ter sucesso no gerenciamento de inadimplência, veja estas 5 dicas importantes agora mesmo.
1. Entenda as causas das taxas de inadimplência em sua empresa
Uma organização deve identificar o que está fazendo atualmente para garantir a eficácia dos pagamentos recorrentes e determinar se precisa fazer algo diferente. A empresa também deve estar ciente do que leva tantos clientes a não mais pagar pelo serviço.
Para obter feedback dos clientes, use pesquisas por e-mail ou outros canais de comunicação para se conectar com os clientes, por exemplo, a fim de definir a taxa geral de não pagamento da empresa.
2. Seja amigável na abordagem ao cliente inadimplente
Um cliente inadimplente deve ser tratado da mesma forma que um cliente que acaba de entrar em contato com sua empresa. Você não deve ser agressivo, mas educado e objetivo, esta atitude faz uma grande diferença.
É legítimo que a empresa tenha o direito de cobrar o cliente, porém deve fazê-lo da maneira correta. Uma empresa não pode ameaçar ou embaraçar um cliente – mesmo que ele não seja um inimigo – como resultado de um simples esquecimento, de um problema pessoal ou de alguma outra condição externa que o tenha levado a não pagar essa conta.
A inadimplência aumentará ou diminuirá com base na forma como a empresa lida com este indivíduo.
3. Desenvolva e aplique uma política de cobranças
Uma estratégia eficaz de gerenciamento por padrão deve incluir uma política de cobrança. É necessário um documento especificando os procedimentos a serem tomados em caso de não pagamento. Por exemplo, um aviso pode ser enviado para sinalizar a data de vencimento do pagamento, ou um telefonema de um membro de sua equipe de vendas pode educadamente abordar as razões da dívida.
4. Esteja disposto a negociar
Negociar é uma das técnicas que você pode utilizar para diminuir as taxas de inadimplência. Nem sempre é um mau pagador que não paga a tempo. Lembre-se que eventos inesperados, como perder um emprego ou sofrer de um problema de saúde inesperado, podem acontecer, e seu cliente pode estar passando por um desses momentos.
Não está claro o motivo, mas é um fato que tratar alguém que não paga a tempo como se fosse intencional não é o caminho mais seguro. Portanto, você deve escutá-los e tentar entender. Você deve indicar que está disposto a negociar também. Tornar o pagamento mais fácil é outra grande alternativa. Você pode permitir que eles paguem em prestações, por exemplo, ou oferecer um desconto se eles pagarem em dinheiro.
5. Diversifique as formas de pagamento
Oferecer mais opções de pagamento não apenas aumenta o tráfego de clientes, mas também diminui as taxas de inadimplência.
As empresas assinantes, por exemplo, podem se beneficiar do uso de pagamentos recorrentes com cartão de crédito, o que ajuda a evitar o esquecimento, uma vez que é mais comum com boleto bancário. O débito automático também é benéfico a este respeito, pois não requer o envolvimento do consumidor.
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