Fale Conosco
  • phone
    (11) 2914-0022
  • location_on

    Rua Engenheiro Prudente, 465
    Vila Monumento-SP CEP 01550-000

Deixe sua Mensagem

Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo: adquira o domínio sobre seus tributos

Contabilidade Tributaria Para Empresas Em Sao Paulo (1) - Contabilidade na Zona Sul - SP | Contabilidade Real - Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo: adquira o domínio sobre seus tributos

Toda empresa, não importa suas atividades ou a modalidade de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), precisa realizar assim, o pagamento de tributos ao governo. Elas devem ainda preparar o balanço financeiro de determinados períodos e pagar desse modo, impostos. Por isso, é necessário que tenham domínio sobre Contabilidade Tributária.

Contabilidade Tributária não é apenas um detalhe em uma empresa, muito menos se resume a obrigações legais: sua gestão faz a diferença para a organização. Dessa forma, a contabilidade tributária e fiscal apura e concilia tributos, de maneira que esteja tudo em dia com o fisco. Mas sua importância vai além disso.

Continue lendo e descubra por que é essencial que sua empresa tenha uma boa gestão sobre seus tributos e dicas de Contabilidade Tributária para seu negócio crescer e evitar riscos.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade na Zona Sul - SP | Contabilidade Real

O que é Contabilidade Tributária?

Primeiramente, vamos ao conceito de Contabilidade Tributária.

Contabilidade Tributária é uma área da Contabilidade que trata da gestão de tributos em uma empresa. Muitas vezes é chamada de Contabilidade Fiscal, embora elas possam ser citadas de forma separada. 

E o que faz a Contabilidade Tributária? Ela realiza todos os procedimentos para permitir que os impostos sejam pagos corretamente, além de definir as estratégias mais apropriadas para gerenciar essas obrigações. 

E mais, este ramo da Contabilidade é a base de um empreendimento, visto que, ao cometer certos erros tributários, uma empresa pode se tornar inviabilizada, podendo sofrer várias punições. 

Impostos e tributos não são a mesma coisa

Impostos não são tributos, caso você não saiba. O tributo pode ser de 5 modalidades:

  1. Impostos: sobre a renda, o patrimônio e o consumo, de natureza municipal, estadual ou federal;
  2. Taxas: relacionadas a serviços públicos, realizados mediante o pagamento de taxas e definidas pelo governo;
  3. Contribuições de melhoria: quando o governo realiza uma obra pública que propicie valoração de imóveis particulares, esse tributo é cobrado, e a taxa, determinada através do valor agregado do imóvel;
  4. Contribuições sociais ou especiais: para seguridade social, ou seja, previdência social, assistência social ou saúde;
  5. Empréstimos compulsórios: determinados pelo Governo Federal, através de leis complementares, em ocasiões atípicas como calamidades ou guerras, e, sendo empréstimo, espera-se que os valores sejam restituídos aos pagantes.

Deu para ver que todo imposto é tributo, mas o oposto não se aplica.

Quais tributos uma empresa deve pagar?

Atualmente, há mais ou menos 70 tributos vigentes no Brasil, mas é claro que nem todos eles se aplicam a todas as empresas. Quer dizer, depende da modalidade tributária e da atividade que sua empresa executa para saber quais tributos ela vai pagar. 

Alguns dos principais são:

  • Tributos federais
    • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS);
    • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS);
    • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
    • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
    • Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF);
    • Imposto sobre Importações (II).
  • Tributos estaduais
    • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
  • Tributos municipais
    • Imposto Sobre Serviços (ISS).

Há, ainda, as Contribuições Previdenciárias: o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que garante as aposentadorias. 

Como ter uma boa Contabilidade Tributária?

Para que você possa se sentir tranquilo e seguro na área de Contabilidade Tributária em seu empreendimento, o ideal é contar com um profissional tributarista. 

Ele possui grande conhecimento tributário, e o ideal é contratá-lo antes de começar a colocar a empresa em atividade, visto que, ele pode ajudá-lo a decidir seu Regime Tributário e garantir que tudo ocorra dentro da Lei. Ele vai avaliar a empresa, os tributos envolvidos e suas regulamentações, organizar o departamento de Contabilidade e delimitar rotinas para cumprimento de obrigações tributárias.

Ele vai fazer o máximo para gerir os recursos de sua empresa de forma eficiente, através de um planejamento tributário adequado. Além disso, representará a empresa diante de órgãos fiscais.

Conclusão

A Contabilidade Tributária garante que todas as obrigações tributárias estejam de acordo com a legislação e previne erros na área financeira. Além disso, permite que a empresa bem gerida pague o mínimo de tributos, diminuindo despesas. 

Com uma boa gestão contábil de tributação, por meio de um especialista, você viabiliza o funcionamento da empresa e faz com que atue dentro da Lei. 

Os dados tributários indicam tomadas de decisão acertadas e a estratégias eficientes para o negócio. 

Não deixe de dar importância à Contabilidade Tributária, que é uma área que envolve Economia, Direito, Administração, Psicologia e Sociologia. Ela deve ser executada a partir de um planejamento tributário.

Aconselhamos que você conte com um contador de qualidade em São Paulo para organizar os tributos e a área fiscal em geral da sua organização, economizando recursos e evitando descumprir a legislação. Conte com a gente para que seus tributos estejam em boas mãos!

Sumario
Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo
Nome
Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo
Descrição
Toda empresa, não importa suas atividades ou a modalidade de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), precisa realizar o pagamento de tributos ao governo. Elas devem ainda preparar o balanço financeiro de determinados períodos e pagar impostos. Por isso, é necessário que tenham domínio sobre Contabilidade Tributária.
Autor
Quem publicou
REAL
Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat