Fale Conosco
  • phone
    (11) 2914-0022
  • location_on

    Rua Engenheiro Prudente, 465
    Vila Monumento-SP CEP 01550-000

Deixe sua Mensagem

    Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo: adquira o domínio sobre seus tributos

    Contabilidade Tributaria Para Empresas Em Sao Paulo (1) - Contabilidade na Zona Sul - SP | Contabilidade Real - Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo: adquira o domínio sobre seus tributos

    Toda empresa, não importa suas atividades ou a modalidade de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), precisa realizar assim, o pagamento de tributos ao governo. Elas devem ainda preparar o balanço financeiro de determinados períodos e pagar desse modo, impostos. Por isso, é necessário que tenham domínio sobre Contabilidade Tributária.

    Contabilidade Tributária não é apenas um detalhe em uma empresa, muito menos se resume a obrigações legais: sua gestão faz a diferença para a organização. Dessa forma, a contabilidade em São Paulo tributária e fiscal apura e concilia tributos, de maneira que esteja tudo em dia com o fisco. Mas sua importância vai além disso.

    Continue lendo e descubra por que é essencial que sua empresa tenha uma boa gestão sobre seus tributos e dicas de Contabilidade Tributária para seu negócio crescer e evitar riscos.

    Confira Nossas Especialidades - Contabilidade na Zona Sul - SP | Contabilidade Real

    O que é Contabilidade Tributária?

    Primeiramente, vamos ao conceito de Contabilidade Tributária.

    Contabilidade Tributária é uma área da Contabilidade que trata da gestão de tributos em uma empresa. Muitas vezes é chamada de Contabilidade Fiscal, embora elas possam ser citadas de forma separada. 

    E o que faz a Contabilidade Tributária? Ela realiza todos os procedimentos para permitir que os impostos sejam pagos corretamente, além de definir as estratégias mais apropriadas para gerenciar essas obrigações. 

    E mais, este ramo da Contabilidade é a base de um empreendimento, visto que, ao cometer certos erros tributários, uma empresa pode se tornar inviabilizada, podendo sofrer várias punições. 

    Impostos e tributos não são a mesma coisa

    Impostos não são tributos, caso você não saiba. O tributo pode ser de 5 modalidades:

    1. Impostos: sobre a renda, o patrimônio e o consumo, de natureza municipal, estadual ou federal;
    2. Taxas: relacionadas a serviços públicos, realizados mediante o pagamento de taxas e definidas pelo governo;
    3. Contribuições de melhoria: quando o governo realiza uma obra pública que propicie valoração de imóveis particulares, esse tributo é cobrado, e a taxa, determinada através do valor agregado do imóvel;
    4. Contribuições sociais ou especiais: para seguridade social, ou seja, previdência social, assistência social ou saúde;
    5. Empréstimos compulsórios: determinados pelo Governo Federal, através de leis complementares, em ocasiões atípicas como calamidades ou guerras, e, sendo empréstimo, espera-se que os valores sejam restituídos aos pagantes.

    Deu para ver que todo imposto é tributo, mas o oposto não se aplica.

    Quais tributos uma empresa deve pagar?

    Atualmente, há mais ou menos 70 tributos vigentes no Brasil, mas é claro que nem todos eles se aplicam a todas as empresas. Quer dizer, depende da modalidade tributária e da atividade que sua empresa executa para saber quais tributos ela vai pagar. 

    Alguns dos principais são:

    • Tributos federais
      • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS);
      • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS);
      • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
      • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
      • Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF);
      • Imposto sobre Importações (II).
    • Tributos estaduais
      • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
    • Tributos municipais
      • Imposto Sobre Serviços (ISS).

    Há, ainda, as Contribuições Previdenciárias: o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que garante as aposentadorias. 

    Como ter uma boa Contabilidade Tributária?

    Para que você possa se sentir tranquilo e seguro na área de Contabilidade Tributária em seu empreendimento, o ideal é contar com um profissional tributarista. 

    Ele possui grande conhecimento tributário, e o ideal é contratá-lo antes de começar a colocar a empresa em atividade, visto que, ele pode ajudá-lo a decidir seu Regime Tributário e garantir que tudo ocorra dentro da Lei. Ele vai avaliar a empresa, os tributos envolvidos e suas regulamentações, organizar o departamento de Contabilidade e delimitar rotinas para cumprimento de obrigações tributárias.

    Ele vai fazer o máximo para gerir os recursos de sua empresa de forma eficiente, através de um planejamento tributário adequado. Além disso, representará a empresa diante de órgãos fiscais.

    Conclusão

    A Contabilidade Tributária garante que todas as obrigações tributárias estejam de acordo com a legislação e previne erros na área financeira. Além disso, permite que a empresa bem gerida pague o mínimo de tributos, diminuindo despesas. 

    Com uma boa gestão contábil de tributação, por meio de um especialista, você viabiliza o funcionamento da empresa e faz com que atue dentro da Lei. 

    Os dados tributários indicam tomadas de decisão acertadas e a estratégias eficientes para o negócio. 

    Não deixe de dar importância à Contabilidade Tributária, que é uma área que envolve Economia, Direito, Administração, Psicologia e Sociologia. Ela deve ser executada a partir de um planejamento tributário.

    Aconselhamos que você conte com um contador de qualidade em São Paulo para organizar os tributos e a área fiscal em geral da sua organização, economizando recursos e evitando descumprir a legislação. Conte com a gente para que seus tributos estejam em boas mãos!

    0 0 vote
    Article Rating
    Sumario
    Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo
    Nome
    Contabilidade Tributária para empresas em São Paulo
    Descrição
    Toda empresa, não importa suas atividades ou a modalidade de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional), precisa realizar o pagamento de tributos ao governo. Elas devem ainda preparar o balanço financeiro de determinados períodos e pagar impostos. Por isso, é necessário que tenham domínio sobre Contabilidade Tributária.
    Autor
    Quem publicou
    REAL
    Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Subscribe
      Notify of
      guest
      0 Comentários
      Inline Feedbacks
      View all comments