Veja o que é preciso para ter um controle de pacientes efetivo em sua clínica médica!
Saiba como manter o funcionamento da sua clínica impecável, por meio de um efetivo controle de pacientes
A sua clínica já recebeu reclamações pelo atraso no atendimento, ou até mesmo teve seu cronograma prejudicado pelo atraso dos pacientes?
Essa é uma situação extremamente comum, porém, é necessário encontrar formas de revertê-la para garantir que o funcionamento da sua clínica seja impecável e ela seja reconhecida pela excelência em tudo que faz.
Para isso, o controle de pacientes é simplesmente essencial e, hoje, vamos te dar algumas dicas de como ter em sua clínica!
Controle de pacientes – O que é?
O controle de pacientes pode ter diferentes funções, a depender do contexto em que está inserido.
Quando falamos sobre clínicas médicas, se trata de:
- Controlar consultas para não gerar atrasos;
- Extrair o nível de satisfação dos pacientes;
- Encontrar formas de fidelizá-lo à sua clínica.
E esses são três pontos muito difíceis de conciliar. Portanto, vamos te dar algumas dicas efetivas para você aplicar o quanto antes, que irão te auxiliar a cumprir com cada um desses pontos de forma assertiva.
Tenha um bom software
Um software para o agendamento de consultas é essencial para que você consiga organizar todos os atendimentos que precisa realizar no dia, sem nenhum tipo de erro.
Assim, é possível ter um controle de pacientes preciso, de forma rápida, objetiva e automatizada.
Organize sua agenda
Não faz sentido agendar consultas a cada 15 minutos se você sabe que precisa de pelo menos 20 minutos para um atendimento completo.
Lotar sua recepção com pessoas esperando não é o caminho para a construção de uma reputação que irá atrair cada vez mais pacientes para sua clínica.
Sendo assim, é crucial organizar sua agenda de forma impecável, considerando o tempo real necessário e outras atividades que precise realizar no dia.
Busque retorno dos pacientes
A melhor forma de saber a satisfação dos pacientes é tendo um contato próximo que viabilize um retorno sobre as consultas realizadas.
Para isso, a tecnologia pode ser sua maior aliada, afinal, o seu software pode ter uma parte específica para feedbacks (verifique a funcionalidade), você pode enviar e-mails com pesquisa de satisfação ou até mesmo utilizar o WhatsApp Business.
Faça dos detalhes os seus diferenciais
A melhor forma de conquistar fidelização é mostrando, por meio do próprio controle de clientes, os diferenciais da sua clínica.
“Como assim?”
Pensa comigo… Se a sua clínica realiza atendimentos completos, dentro do horário, se preocupa em receber um retorno sobre o atendimento prestado e manter um contato próximo e humanizado, já faz toda a diferença para a percepção que os pacientes têm da sua clínica.
Afinal, são os detalhes que compõem a excelência.
Mas nem só de controle de pacientes vive uma clínica…
Até porque, para que você consiga focar na aplicação das dicas, é preciso ter a tranquilidade de uma clínica em conformidade com suas obrigações.
Mas nós, da Cont Real, estamos aqui justamente para te auxiliar com isso!
Como uma contabilidade especialista em clínicas médicas, possuímos a expertise e experiência necessária para cuidar de aspectos fiscais, tributários e financeiros da clínica, enquanto você foca nos serviços impecáveis que ela oferece.
Portanto, não hesite em contar conosco.