Declaração do IR: diferença para pessoa física e empresa.

Declaração do IR: diferença para pessoa física e empresa.
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Entenda a diferença da declaração do IR entre pessoa física e empresa. 

Há algumas diferenças quanto à declaração de IR de pessoa física e a de empresas. Saiba quais agora mesmo ao conferir nosso artigo!

Podemos perceber que a declaração do IR entre pessoa física e empresa são diferentes, ao mesmo tempo que também são semelhantes. 

Todos os anos, tanto PJ como PF precisam fazer a declaração do IR, justamente para acertar suas contas com o Leão e para não ter problemas em seu empreendimento.

Mas o que muitos não sabem é que existem diferenças na hora de fazer a declaração do IR entre essas duas modalidades, e é justamente sobre isso que trataremos no nosso artigo de hoje. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Sendo assim, não deixe de conferir nosso conteúdo. Boa leitura!

Obrigatoriedade da declaração do IR

Estão obrigados a declarar o IRPF as pessoas físicas que receberam valores superiores a R$ 28.559,70 ou que ganharam mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como, por exemplo, indenizações trabalhistas ou rendimentos de poupança.

Agora, nos casos de PJ, está obrigada a declarar toda e qualquer empresa inscrita na Receita Federal. Há uma exceção, empresas do Simples Nacional não estão obrigadas a declarar o IR.

Isso se dá porque os negócios enquadrados pelo regime tributário do Simples Nacional podem apresentar o pagamento simplificado de suas obrigações tributárias por meio da guia DAS. 

Diferenças das declarações de IR de pessoa física e de pessoas jurídicas

Uma das principais diferenças é a alíquota que será paga, pois ela vai ser diferente de acordo com o regime tributário em que a empresa está estabelecida, podendo ser: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. 

A declaração é feita de forma eletrônica para ambos os lados, mas, no caso do PJ, é necessário o uso de um certificado digital do responsável pela empresa, do contador responsável pela contabilidade e uma assinatura com o certificado emitido em nome da empresa.

Vale ressaltar que a declaração do IR e todos os documentos necessários são muito importantes para PJ e para PF, já que a Receita Federal verifica cada informação prestada, como o controle financeiro, fluxo de caixa, notas fiscais, entre outros. 

Sendo assim, sempre que for fazer a declaração do Imposto de Renda, saiba exatamente todos os documentos necessários para essa atividade e conte com especialistas para não cometer erros que podem custar caro. 

Conte com os profissionais qualificados de Serviços Contábeis Real para te auxiliar

Nós, da Serviços Contábeis Real, somos uma empresa especializada em trazer as melhores soluções para todos os nossos colaboradores e podemos auxiliar você, seja pessoa física ou jurídica, na sua declaração do IR. 

Basta mandar uma mensagem para nós por meio do nosso botão do WhatsApp, que encontra-se em sua tela, e resolver seus impasses agora mesmo!

Realizar a declaração do meu IR com o auxílio de um profissional!

Classifique nosso post [type]

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Não te mandaremos spam!

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Escrito por:

Contreal

Atuando há mais de 40 anos de forma transparente, segura, rentável e com responsabilidade social com as áreas contábil, fiscal/tributária, trabalhista e societária.
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Intelbras oferece ferramentas inteligentes e acessíveis a negócios de qualquer…
Cresta Posts Box by CP