Fale Conosco
  • phone
    (11) 2914-0022
  • location_on

    Rua Engenheiro Prudente, 465
    Vila Monumento-SP CEP 01550-000

Deixe sua Mensagem

Estudo de mercado: entenda o cenário da sua futura ou atual empresa e empreenda com muito mais segurança!

Estudo De Mercado Como Empreender Com Mais Seguranca (1) - Contabilidade na Zona Sul - SP | Contabilidade Real - Estudo de mercado: entenda o cenário da sua futura ou atual empresa e empreenda com muito mais segurança!

O estudo de mercado é essencial para uma empresa que queira crescer ou se manter sólida em seu nicho de atuação. Ele analisa dados quantitativos e qualitativos do seu nicho. É vital, para abrir uma empresa, realizar esse procedimento.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como fazer um bom estudo de mercado e o que exatamente ele significa. Continue lendo e descubra as vantagens do estudo de mercado para seu negócio.

Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade na Zona Sul - SP | Contabilidade Real

O que é estudo de mercado?

Muitas pessoas acham que estudo de mercado é o mesmo que pesquisa de mercado. Mas são diferentes.

Estudo de mercado coleta e avalia dados de potenciais clientes, fornecedores, concorrentes e do mercado. A partir dele, será possível formular um modelo de negócio consistente e delimitar estratégias em vários setores, como vendas e marketing. 

A analise de mercado procura descobrir o que dá lucro e como obter esse lucro.

Já a pesquisa de mercado é um método para obter análises e interpretações de informações de uma situação concreta, direcionadas a uma decisão.

Portanto, a principal diferença entre estudo e a pesquisa de mercado é quando são aplicados: a pesquisa de mercado pede, notadamente, um produto ou serviço já lançado, ou que se pretende lançar e identifica áreas a serem aprimoradas. O estudo de mercado é realizado, de preferência, antes de começar um projeto, para averiguar se um produto, serviço ou uma ideia é viável e atrativa ao público-alvo. 

Vantagens do estudo de mercado 

Existem várias formas de realizar uma analise de mercado, dependendo, por exemplo, do tipo de negócio e dos objetivos do estudo.

O estudo de mercado guiará as áreas de marketing e vendas, essencialmente. Preocupa-se com a questão econômica, procurando identificar vantagens para um produto ou serviço.

Assim, este processo auxilia na tomada de decisões, melhorando o desempenho da empresa na escalada para o sucesso. É como uma bússola que indica a direção certa, em que estão as grandes oportunidades.

Traz dados valiosos sobre:

  • público;
  • concorrência;
  • clientes;
  • empresa que está realizando o estudo.

Dicas para fazer um bom estudo de mercado

O estudo de mercado é uma avaliação detalhada do mercado. Deve ser realizada periodicamente, para que a empresa se mantenha atualizada e ligada nas tendências, novidades e problemas do mercado, além de saber sobre a concorrência.

Veja algumas dicas para um bom planejamento de mercado:

  1. Determine objetivos claros: saiba os problemas que vai ter que resolver;
  2. Procure fontes de dados: podem ser fontes primárias, como entrevistas e pesquisas, ou secundárias, como relatórios, artigos, sites, estatísticas da organização, governo, etc; 
  3. Decida como vai coletar as informações necessárias, que método e técnicas vai empregar;
  4. Processe e avalie os dados: você vai descobrir como conseguir essas informações;
  5. Faça o relatório final: essa fase é para fechar com “chave de ouro” o estudo de mercado, os dados vão ser analisados e serão traçadas estratégias conforme as interpretações obtidas.

E aí, percebeu a importância da pesquisa de mercado para sua empresa? Não se esqueça de conhecer e monitorar seu nicho de mercado, é vital conhecer “onde está pisando” e aonde quer chegar. Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião. 

Quer mais dicas sobre estudo de mercado? Então entre em contato conosco!

Sumario
Estudo de mercado: Como empreender com mais segurança?
Nome
Estudo de mercado: Como empreender com mais segurança?
Descrição
O estudo de mercado é essencial para uma empresa que queira crescer ou se manter sólida em seu nicho de atuação. Ele analisa dados quantitativos e qualitativos do seu nicho. É vital, para abrir uma empresa, realizar esse procedimento.
Autor
Quem publicou
Real
Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat