Futuro da medicina: tendências e as principais inovações
O uso da telemedicina tem sido falado no Brasil há anos, mas recentemente tornou-se regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Portanto, é fundamental que os profissionais da saúde estejam sempre atentos às inovações desse serviço
Quando o coronavírus foi descoberto, a telemedicina foi considerada uma necessidade para conter o vírus. Entretanto, esta proposta é muito mais benéfica do que simplesmente impedir a propagação de uma doença. Pacientes em áreas onde o serviço é escasso, por exemplo, podem se beneficiar da telemedicina.
Além do conforto do paciente, outra vantagem da telemedicina é sua comodidade. Mesmo que o médico esteja na mesma cidade, fazer uma consulta a distância é muito mais simples para pacientes de diferentes especialidades, evitando o incômodo de viajar.
Para os profissionais de saúde, a telemedicina representa uma produtividade ainda maior, permitindo que eles possam prestar atendimento em menos tempo.
Tendo em mente essa importância da telemedicina, vamos dar uma olhada nas principais inovações e tendências no mundo da saúde. Leia até o fim!
Profissional da saúde, leia também os artigos abaixo que podem ser do seu interesse também:
- 5 dicas de sucesso para evitar processos contra médicos
- Método infalível para precificar os seus serviços médicos
- Sigilo médico: entenda a importância e como mantê-lo em sua clínica
A telemedicina é realmente o futuro da medicina?
A maneira como as pessoas se cuidam também está sendo transformada pelas inovações tecnológicas à medida que executam tarefas cotidianas. Os investimentos no setor já estão produzindo a chamada medicina do futuro. Inteligência artificial e outras ideias inovadoras estão sendo usadas para desenvolver soluções que resultarão em um atendimento mais rápido, mais eficiente e, o mais importante, mais satisfatório ao paciente.
A inovação médica já está acontecendo. Vislumbramos o futuro como uma época de processos tecnológicos e automação; portanto, a telemedicina é a chamada medicina do futuro.
Quais são as principais tendências e inovações da telemedicina?
Inteligência artificial – A inteligência artificial já foi amplamente utilizada em instituições de saúde e, sem dúvida, desempenha uma função-chave na medicina do futuro. Por exemplo, hospitais que empregam robôs para se moverem de cama em cama enquanto o paciente está hospitalizado já podem empregá-los para verificar o estado do paciente e prever quando ele terá alta.
Segurança cibernética – ao elaborar uma estratégia de telemedicina, a cibersegurança deve ser seriamente considerada. Devido à quantidade substancial de informações sensíveis coletadas e armazenadas sobre os pacientes, a saúde é um alvo popular para os cibercriminosos. A Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD) foi promulgada em setembro de 2020, que garante que as informações pessoais sejam protegidas e aplicadas pelas empresas.
Internet das Coisas – a popularidade dos dispositivos de monitoramento de pressão e dos relógios inteligentes está crescendo entre as pessoas, mas a Internet das Coisas também ganhou popularidade nas instituições de saúde. Em instituições de saúde, sensores sem fio, radiofrequência e nanotecnologia estão sendo usados para automatizar processos no campo da saúde de forma inteligente, resultando em maior conforto e segurança para os profissionais de saúde e pacientes em particular.
Impressão 3D – tem sido um recurso utilizado para a fabricação de órgãos para transplantes e próteses, entre outras coisas. Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada, e espera-se que seu uso aumente ainda mais.
Automatização de processos gerais – todas as áreas do conhecimento, incluindo saúde e medicina, se beneficiam de processos automatizados porque são mais rápidos e mais eficientes. A automação além dos cuidados em si é possível com inteligência artificial, big data e outras tecnologias. Esta lista inclui gerenciamento financeiro, gerenciamento de inventário, agendamento de consultas e outros exemplos.
Tenha auxílio para implementar a cibersegurança em seu estabelecimento médico, conte com a Contabilidade Real!
Sabemos que tais informações são importantes para o sucesso de sua empresa e, portanto, fornecemos Serviços Contábeis e em demais setores para que sua empresa tenha o auxílio necessário para implementar e gerenciar a telemedicina com segurança.
Portanto, não hesite em procurar nossa ajuda!
TENHA APOIO PROFISSIONAL PARA IMPLEMENTAR CORRETAMENTE A TELEMEDICINA NO SEU ESTABELECIMENTO MÉDICO