Entenda o que é a inflação médica e como o IR impacta no preço dos remédios
Você sabe o que, de fato, é a inflação médica? Também entende como o Imposto de Renda pode refletir no valor dos medicamentos?
Você sabe o que é a inflação médica? Entende como o Imposto de Renda pode refletir no valor dos medicamentos?
No artigo de hoje vamos bater um papo sobre esses assuntos, e explicaremos o que você precisa fazer para ter mais controle sobre o seu negócio, para que possa minimizar possíveis problemas causados por esses fatores.
Sendo assim, continue com a gente até o final, faça uma ótima leitura e entenda como lidar com a inflação médica no seu dia a dia.
O que é a inflação médica ou VCMH?
A inflação médica também é chamada de Variação do Custo Médico-Hospitalar (VCMH).
Ela pode ser entendida como a variação sofrida na variação das despesas relacionadas à atividade médica e hospitalar e está ligada às empresas que prestam planos de saúde.
Para que ela seja calculada, inicialmente é importante que você faça o levantamento de todos os custos incorridos em um determinado período, que geralmente costuma ser de 12 meses.
Feito isso, é necessário que você tenha um controle adequado de todos os seus usuários ativos, pois o total dos gastos deverá ser dividido pelo número desses indivíduos.
Um aspecto importante, que você precisa considerar, é que os dados coletados para levantar o índice da inflação médica será do ano anterior.
Ou seja, utiliza-se as informações do ano passado para se chegar ao percentual do aumento de custos que será utilizado no ano atual.
Abaixo separamos alguns artigos que vão ajudar você a entender melhor sobre o assunto.
- Inflação: entenda como está o comportamento dos índices e proteja seu negócio!
- Saiba quais são os cuidados que a sua gestão precisa ter para otimizar os resultados do seu negócio.
- Erros a evitar em sua gestão para manter sua empresa longe de problemas.
O que é o Imposto de Renda?
Nesse contexto, tratando-se da Inflação médica, um ponto importante está ligado ao Imposto de Renda.
Trata-se de um tributo presente em nossa Constituição Federal de 1988, em seu art. 153, inciso III.
Ainda, o nosso Código Tributário Nacional – CTN (Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966), fala especificamente sobre ele em seus artigos 43, 44 e 45.
Outra norma presente em nossa legislação, a qual também trata sobre o assunto é o Decreto 9.580, de 22 de novembro de 2018, também conhecido como Regulamento do Imposto de Renda.
Trata-se de um tributo que deve incidir sobre rendas e proventos de qualquer natureza.
No caso de pessoas jurídicas, uma das bases de cálculos mais importantes é o lucro do negócio.
Como ele impacta no preço dos medicamentos?
Dessa maneira, como trouxemos anteriormente, o cálculo da inflação médica precisa considerar todos os gastos incorridos no período.
Sendo assim, o valor pago com esse imposto também deve ser levado em conta na hora de fazer o lançamento.
Então, quanto maior for o montante do tributo a recolher no período, maior será o reflexo no VCMH, o que poderá afetar o faturamento no próximo período, por conta do aumento nos preços dos serviços.
Então, quanto maior for o valor do Imposto de Renda, mais também ele contribuirá com a inflação médica.
Nesse contexto, tratando-se do preço dos medicamentos, um aspecto relevante e que vem causando preocupações para quem atua nessa área, está relacionado ao impacto da Reforma Tributária, que muda as regras de cálculo do Pis e da Cofins, o que poderá causar aumento no preço dos medicamentos e repercutir também .
Isso porque com elas as empresas voltarão a pagar uma alíquota de 12% referente ao PIS e a Cofins, sendo que tal valor possivelmente será repassado ao consumidor final.
Sendo assim, a reforma também contribuirá para aumentar a inflação médica, visto que, é comum médicos utilizarem medicamentos em alguns dos seus procedimentos.
Clicando aqui você terá detalhes sobre como poderemos ajudar você a lidar da forma adequada com essa situação.
Contabilidade Real: ajuda para um maior controle financeiro em seu hospital ou clínica!
Como observamos, a inflação médica é um importante indicador que ajuda médicos a atualizarem o valor dos seus serviços.
Nesse contexto, mudanças em tributos como o Imposto de Renda e o PIS e a Cofins podem repercutir de maneira negativa nesses índices.
Então, a melhor forma de se proteger contra instabilidade como essas, principalmente caso a reforma seja aprovada, é acompanhando e tendo um controle adequado dos seus números.
Nós, da Contabilidade Real, somos especialistas em empresas da área de saúde e vamos ajudar você a ter uma gestão eficiente do seu negócio.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e entenda como.
CLIQUE AQUI E TENHA AUXÍLIO PARA OTIMIZAR A GESTÃO DA SUA EMPRESA!