Guia da declaração do IR 2022
A declaração do IR 2022 está chegando. Para declará-la de forma correta, leia o nosso artigo e confira o guia prático e eficiente que preparamos.
Perante a obrigatoriedade da declaração e da proximidade do tempo para a sua realização, é comum que, neste período do ano, várias empresas tenham dúvidas no momento de prestar contas à Receita Federal por meio da declaração do IR 2022.
Sendo assim, para que você esteja preparado e para evitar possíveis falhas que podem trazer problemas com a Receita Federal, como multas e outros custos, preparamos este artigo para você.
Acompanhe!
O que é a declaração de IR 2022?
É uma declaração obrigatória tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, onde se comunica a renda e/ou o lucro obtido no decorrer do ano.
Se você quer saber qual a diferença entre declaração de pessoa física e empresa, explicamos isso aqui:
Para fazê-la, é necessário inserir uma tabela de 2021, analisando o quanto você deveria ter pago neste tempo.
Se, porventura, alguém tenha realizado pagamentos além dos valores devidos, poderá receber a restituição desses valores.
No entanto, caso o contribuinte tenha pago um valor menor, precisará pagar pela diferença.
Quando o empreendedor precisa declarar?
Não há exigências pelo fato do indivíduo ser empreendedor, porém é necessário observar outras exigências, como: Renda Isenta, Renda Tributável ou Patrimonial.
É necessário destacar que a Declaração do IR 2022 tem como finalidade a comprovação de renda a terceiros. Do mesmo modo, é uma das exigências do cadastro em entidades bancárias e fornecedores para seu negócio.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Serviços Contábeis Real (@servicoscontabeisreal)
Quais são as rendas da declaração de IR?
Toda e qualquer renda é necessária para estar na declaração do IR. Por causa dos cruzamentos de dados existentes, a Receita Federal conhece seus lucros antes mesmo de você declarar. Contudo, existe separação em:
- Patrimônios tributáveis: são proventos do trabalho, patrimônio de aluguéis e benefícios, como aposentadoria. É válido ressaltar que, caso você tenha um lucro recebido de pessoa física, é submetido a declarar com o Carnê-Leão, que, neste ano, deverá ser realizado pelo Site da Receita Federal;
- Patrimônios isentos: estes são lucros específicos isentos pelo governo, como lucro na poupança, renda recebida de empreendimentos, entre outros;
- Patrimônios tributados exclusivamente na fonte: esses lucros têm tributação específica e não recebem ajustes na declaração. Também se inserem em ganhos de capital sobre vendas de bens que recebem tributação do lucro na renda;
- Patrimônios variáveis: são lucros de aplicações na bolsa de valores;
- Patrimônios rurais: são lucros de atividade rural que recebem uma atuação específica.
Conte com um serviço de contabilidade de excelência, conte com a Contabilidade Real!
Se a sua empresa é de grande ou médio porte, ou até mesmo se a sua declaração do IR 2022 possui muitos rendimentos, o mais adequado é contratar um contador para te ajudar com isso.
Nós, da Contabilidade Real, atuamos com segmentos que envolvem a declaração do IR e teremos muito cuidado para analisar os seus dados e inseri-los de forma correta, o que evitará erros e atrasos na declaração e, consequentemente, evitará problemas com a Receita Federal.
Para isso, basta entrar em contato conosco! Vamos oferecer um atendimento de excelência, bem como as melhores soluções para o seu negócio.
Estamos te esperando!
Contar com o auxílio de um profissional para realizar a declaração do meu IR!