Fale Conosco
  • phone
    (11) 2914-0022
  • location_on

    Rua Engenheiro Prudente, 465
    Vila Monumento-SP CEP 01550-000

Deixe sua Mensagem

Lucro presumido e lucro real: planejamento tributário ajuda você a escolher

Lucro Real X Lucro Presumido Descubra Qual O Melhor Para Sua Clinica Medica Post (1) - Contabilidade em São Paulo - SP | Contabilidade Real - Lucro presumido e lucro real: planejamento tributário ajuda você a escolher

Uma das principais dúvidas de gestores de clínicas médicas é sobre qual a escolha entre lucro presumido e lucro real para recolhimento de impostos. Nosso artigo busca clarear essa questão.

Lucro presumido e lucro real são dois dos enquadramentos que clínicas médicas optam para calcular seus impostos.

E se você está em dúvida sobre qual dos dois escolher, precisa ler o nosso artigo até o fim.

Buscaremos simplificar o entendimento sobre a apuração de ambos, além de indicar alguns benefícios que sua clínica poderá ter ao optar por um deles, além de conversarmos um pouco sobre o que é e o motivo do planejamento tributário ser importante para sua clínica médica, independentemente do tamanho.

Então, continue conosco e entenda: Lucro presumido e lucro real, qual o melhor para sua clínica?

Como é a dinâmica e apuração de impostos de empresa enquadradas em lucro presumido e lucro real?

Ambas as formas de tributação direcionam o recolhimento dos impostos através do cálculo o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Porém, a apuração de outros tributos acabam também sendo afetadas, como é o caso do Pis e da Cofins.

Dessa forma, no lucro presumido, o governo entende que a empresa terá um percentual de lucro sobre o faturamento, por conta disso, estabelece porcentagens que devem ser aplicadas às receitas da empresa de acordo com a atividade que desenvolve.

De posse desse valor que representa o lucro que possivelmente teria, caso a gente fosse considerar os custos e despesas incorridos no desenvolvimento de suas atividades, é que se aplica o percentual relativo ao imposto, que para IRPJ é de 15% e para CSLL 9%.

Então, caso a presunção de lucro da sua clínica médica exceda o valor de R$ 20.000,00 por mês, deverá, ainda, recolher no trimestre mais 10% sobre o lucro presumido, a título de Adicional de IRPJ.

O Pis e a Cofins deverão ser calculados sobre o faturamento, com as respectivas alíquotas de 0,65% e 3,00%, respetivamente.

No lucro real, não há presunção do lucro no período, dessa forma, a empresa deverá fechar sua contabilidade no ano-calendário para verificar, efetivamente, qual foi a lucratividade que teve no período, para que possa recolher os valores de IRPJ e CSLL, cujas alíquotas também são de 15% e 9%.

Ele também tem o Adicional de Imposto de Renda, obedecendo às mesmas regras do lucro presumido.

Clinica Medica Em Sao Paulo - Contabilidade em São Paulo - SP | Contabilidade Real - CONTABILIDADE PARA  CLÍNICAS MÉDICAS EM SÃO PAULOPowered by Rock Convert

No lucro real, as alíquotas para cálculo do Pis e Cofins são, respectivamente, 1,65% e 7,6%, porém, a empresa poderá se creditar dos mesmos percentuais ao adquirir insumos.

Quais as vantagens de cada um deles?

Como vantagens de empresas enquadradas no lucro presumido temos a forma de cálculo dos impostos, que é mais simples do que as que apuram pelo lucro real.

As alíquotas de Pis e Cofins são menores do que as do lucro real.

Também pode ser vantajoso se você tiver lucro maior do que os percentuais presumidos pelo governo.

Apurar impostos através do lucro real é interessante para quem está tendo prejuízo, já que não precisará recolher e, ainda, poderá compensar esse prejuízo em apurações futuras, se atentando para orientações contidas em lei.

Também, para quem tem muitos custos e despesas e baixo faturamento, o que resulta em um lucro menor e, consequentemente, menores valores de impostos a pagar.

O que é e como o Planejamento Tributário te ajudará na escolha entre lucro presumido e lucro real?

A escolha entre lucro presumido e lucro real deve ser feita de maneira estratégica, apoiada em informações concretas sobre a realidade do seu negócio.

Por isso é que muitas empresas têm investido no planejamento tributário.

Através dele, são projetados cenários de recolhimento nessas situações, lucro presumido e lucro real, para identificar em qual dessas situações há uma menor carga tributária, menor burocracia no cumprimento de obrigações e possibilidade de participar de benefícios fiscais.

Porém, devido à complexidade do tema, deve ser feito por profissionais que entendam de tributos, isso evita problemas futuros para sua clínica médica.

E, nesse sentido, nós da Cont Real podemos te ajudar a escolher qual o melhor regime para o seu negócio, entre lucro presumido e lucro real.

Tudo o que você precisa fazer é entrar agora em contato conosco. 

5 1 vote
Article Rating
Sumario
Lucro presumido e lucro real: qual o melhor para sua clínica?
Nome
Lucro presumido e lucro real: qual o melhor para sua clínica?
Descrição
Lucro presumido e lucro real: planejamento tributário ajuda você a escolher Uma das principais dúvidas de gestores de clínicas médicas é sobre qual a escolha entre lucro presumido e lucro real para recolhimento de impostos. Nosso artigo busca clarear essa questão.
Autor
Quem publicou
Real
Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments