Entenda o que é a retenção de imposto e saiba por que você precisa atentar-se a ela
Saiba mais sobre a retenção de imposto e por que sua empresa precisa estar em dia com os tributos retidos. Leia e fique por dentro!
Os impostos retidos na fonte são, na verdade, a obrigação do contratante de pagar uma determinada porcentagem do valor do contrato para cobrir as obrigações do imposto retido na fonte.
No artigo de hoje, vamos conversar sobre a retenção de impostos feita por pessoas jurídicas.
O que é a retenção na fonte?
A responsabilidade conjunta de reter e arrecadar o imposto para a fazenda pública é geralmente compartilhada pelo contribuinte direto de uma obrigação, que antecipa o imposto.
Uma entidade coletora de impostos é mais bem controlada quando a responsabilidade é transferida para um grupo menor de contribuintes. Instituições como a DIRF (Declaração de Imposto de Renda na Fonte), que ainda está em vigor, foram, portanto, necessárias para controlar essas retenções.
Você que é médico e está à frente de um consultório ou clínica precisa se atentar a essas questões, pois a retenção de imposto costuma ser algo comum, tanto ao prestar serviços quanto ao recebê-los.
Sugestão de artigos:
- Tomada de decisões: quais os impactos?
- Como reduzir os custos de falhas internas: um guia de prevenção
- Validade jurídica: de que você precisa saber?
Quais pagamentos disparam o imposto retido na fonte?
Dentre os principais tributos que são retidos na fonte, temos o IRRF — um imposto que é retido e pago pela empresa com base no serviço prestado.
Ele é calculado como uma porcentagem de 1% ou 1,50% do valor pago pelo cliente, dependendo do tipo de serviço.
Há um imposto PIS, COFINS e CSLL dividido em três partes e cobrado a uma alíquota de 4,65%: 0,65% de PIS, 3% de COFINS e 1% de CSLL.
O INSS também é recolhido à alíquota de 11%. Entretanto, exceções a essas regras são previstas pela retenção de 3,50% sobre esses impostos.
Por que você precisa atentar-se à retenção de impostos?
Toda empresa deve se familiarizar com a retenção de impostos na fonte, já que o não cumprimento desse procedimento pode resultar em inspeções que solicitem registros e faturas.
As empresas descuidadas podem sofrer multas severas se forem descobertas como estando fora de linha. Isso afeta significativamente o fluxo financeiro da empresa.
Tudo deve estar de acordo com os impostos retidos na fonte para pagamento/recebimento durante o mês.
Clique no link abaixo e conheça quem poderá ajudar você quanto ao tema:
Contabilidade Real: suporte na medida certa para sua empresa crescer com sustentabilidade
É crucial que toda organização esteja em dia com a retenção de impostos, visto que o não cumprimento de suas obrigações pode até mesmo impedi-la de operar adequadamente.
Isso poderá fazer surgir penalidades previstas, multas ou ações legais, contribuindo para que ocorram perdas financeiras e interrupções no funcionamento da empresa.
Nós, da Contabilidade Real, somos uma contabilidade especializada nesse assunto e vamos ajudar você a estar em dia com os seus tributos.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, a importância do nosso suporte para o progresso do seu empreendimento.
Preciso de apoio para estar em dia com os tributos em meu empreendimento!