Novo modelo de remuneração médica: veja o que você precisa saber sobre o tema.
As discussões sobre modelo de remuneração médica adotado o país cresceu bastante durante a crise da COVID 19, algo normal, por se tratar de mudanças e ainda mais quando envolvem a área da saúde, por isso é sempre bom manter uma “educação médica” atualizada,por isso, preparamos um artigo sobre o tema e as mudanças desse novo modelo, confira!
No decorrer dos últimos anos no Brasil muito a se falado a respeito dos modelos de remuneração médica utilizados.
Até o início da pandemia, o modelo adotado e mais utilizado no país, era um modelo que visava a cobrança por serviços executados, em meio ao COVID 19 cresceu a discussão acerca desse modelo e a necessidade de mudança do mesmo.
Novos modelos de remuneração médica vem sendo adotados no país, e com isso surgem também as dúvidas sobre o assunto, o motivo da mudança e como funcionam os novos modelos.
Preparamos esse artigo para te trazer clareza sobre o assunto, continue na leitura.
Quer saber como manter um funcionamento eficiente na sua clínica médica? Acesse os links abaixo e entenda
- CNPJ para médico: Saiba agora tudo que você precisa
- Saiba como fazer o controle de agendamento
- Conheça as principais tendências digitais para 2022
Como funciona o modelo convencional e por que mudá-lo?
Antes de entender mais sobre os novos modelos de remuneração, é preciso entender como funcionava o modelo convencional e o que levou a necessidade de mudança.
O modelo de remuneração é a forma que o profissional médico recebe por seus serviços.
Até então o modelo mais utilizado é o fee for service, que consiste basicamente na remuneração médica por serviços prestados, ou seja, o médico recebe a remuneração basicamente focado na quantidade, e não na quantidade do serviço médico.
A ineficiência de um modelo adotado pode impactar negativamente tanto o profissional quanto o paciente, com a crise do COVID 19 ficou escancarada a necessidade de prestar um serviço eficiente com os recursos disponíveis, gerando um grande impacto na discussão sobre a adoção de um novo modelo de remuneração médica.
Como funciona o novo modelo de remuneração médica?
Tendo em vistas todos esses pontos do modelo fee for service e todas as questões que o envolvem referentes ao paciente e necessidade de pagar um valor no serviço executado independente do resultado adquirido, o novo modelo surge com uma proposta de valor do serviço, o valor se baseia na saúde, visando a cobrança de acordo com os resultado garantidos pelo paciente em questão.
Veja alguns modelos de remuneração médica
-
Pagamento por performance
Nesse modelo o profissional médico recebe ainda conforme o fee for service, porém lhe é acrescentado um valor de acordo com os resultados gerados por pacientes.
-
Orçamento global
Nesse modelo de remuneração é pago um valor x para a prestação do serviço no geral, ou seja independente da quantidade de pacientes atendidos e procedimentos exercidos, pois o valor já está pré definido para tal uso.
-
Value based care ou value based model
Saúde baseada no valor – o novo modelo de remuneração médica – visa garantir segurança ao paciente – levar em conta os resultados e os custos de cada paciente, proporcionar uma boa experiência com a saúde é um dos pontos principais desse novo modelo.
Porém, a adoção do value based care, tem integrado toda a área da saúde, visando garantir resultados justos para ambas as partes, médicos e pacientes, oferecer um serviço com qualidade, com a diminuição de custos e otimização dos processos.
Quer entender mais sobre a adoção desse novo modelo de remuneração e como ele afeta a classe médica e a sociedade?
Aqui na Contabilidade Real você encontra os melhores profissionais do mercado, capacitados e prontos para sanar quaisquer dúvidas sobre o tema, isso porque somos especializados em serviços contábeis na área da saúde e estamos sempre atualizados para atender com excelência.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!