Contribuindo para o seu resultado real!

(11) 2914-0022 – Fixo

(11) 93033-1091 – WhatsApp

contreal@contreal.com.br

Alíquota PIS e COFINS no Lucro Real: tudo o que você precisa saber

Descubra Qual A Aliquota Pis E Cofins Lucro Do Real Post (1) - Contabilidade em São Paulo - SP | Contabilidade Real

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conheça qual é a alíquota do PIS e da COFINS do Lucro Real  e garanta a conformidade tributária da sua empresa

Alíquota PIS e COFINS no Lucro Real: conheça e garanta a correta apuração de tributos em sua empresa!
Nosso sistema tributário é bastante complexo, e não é raro surgirem dúvidas sobre a alíquota PIS e COFINS no Lucro Real.
Isso porque esse regime tributário possui muitos detalhes relacionados à forma de cálculo de seus tributos, e desvios quanto à maneira adequada de apuração podem expor seu empreendimento a sanções.
Nesse contexto, significa que você poderá expor sua empresa ao pagamento de juros e multas, os quais são apenas algumas das formas que o Estado utiliza para evitar atos ilícitos quando o assunto é relacionado aos impostos.
Logo, para que você não incorra nesse risco, continue conosco e tenha mais detalhes sobre a alíquota PIS e COFINS no Lucro Real.

O que é o regime Lucro Real

Antes de falarmos sobre alíquota PIS e COFINS no Lucro Real, é importante que a gente converse sobre o regime Lucro Real.
Ele é obrigatório para empresas que faturaram mais de R$ 78 milhões no ano-calendário anterior e, por ser direcionado a negócios maiores, possui regras mais específicas quanto ao cálculo de impostos.
Dessa forma, podemos entender sendo os tributos bases no que diz respeito a esse regime tributário o IRPJ e a CSLL, já que eles incidem sobre o lucro que realmente a empresa obteve em um determinado período.
Nesse regime, nem todas as despesas e receitas podem ser usadas para abater ou acrescentar do lucro.
Por conta disso, após o fechamento da contabilidade, ou seja, após apurado o lucro na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), os saldos obtidos são lançados no Livro de Apuração do Lucro Real.
Nele, são feitas as adições e exclusões dos valores relacionados a essas despesas e receitas para, enfim, localizar-se a base de cálculo da CSLL e do IRPJ.

Saiba o que são PIS e a COFINS

Além desses dois tributos, empresas que estão inseridas no Lucro Real também devem recolher o PIS e a COFINS.
Nessa perspectiva, ambos são impostos que devem ser pagos mensalmente e incidem sobre o faturamento, mas um detalhe importante é que existe a possibilidade de se creditar dos respectivos impostos na compra de insumos.
No entanto, é fundamental falar que o conceito de insumos pode variar muito de uma empresa para outra, portanto, é necessário ter um profundo conhecimento legal para fazer uma boa distinção, e isso vale não apenas em saber sobre alíquota PIS e COFINS no Lucro Real, mas para a apuração de impostos de uma forma geral.

Quais as principais dificuldades ao apurar nesse regime

De fato, ter uma empresa que se enquadra no regime do Lucro Real pode ser algo bastante trabalhoso.
Afinal, como vimos, além de se conhecer a legislação de maneira adequada, é fundamental também contar com uma contabilidade em dia.

Conheça a alíquota PIS e COFINS no Lucro Real e o que fazer para apurar seus tributos da maneira correta

Então, as alíquotas PIS e COFINS no Lucro Real são:

  • PIS: 1,65%;
  • COFINS: 7,6%.

Embora sejam mais altas do que em outros regimes, como do Lucro Presumido, que são, respectivamente, 0,65% e 3%, como observamos, você poderá se creditar desses mesmos percentuais ao adquirir matéria-prima para a execução das atividades do seu estabelecimento, o que contribui para uma carga tributária reduzida.

Cont Real: apoio contábil para sua empresa poder ir mais longe

Dessa maneira, já deu para perceber que existem muitos detalhes os quais devem ser conhecidos para que o recolhimento de tributos em sua empresa ocorra da forma correta, e não basta apenas compreender sobre alíquota PIS e COFINS no Lucro Real, não é mesmo?
E, para que você não se perca em meio a declarações, alíquotas, base de cálculo e impostos, contar com apoio especializado é essencial.
Nós, da Cont Real, somos uma consultoria que pode te ajudar a ficar em dia e a escolher as melhores opções quando o assunto for tributos, como, por exemplo, o regime de apuração mais vantajoso para o seu negócio.
Contar com nosso apoio é sinônimo de investir no crescimento da sua empresa.
Fale agora com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre como nossos serviços vão contribuir com o desenvolvimento do seu negócio!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Mesmo estando inativa a empresa precisa cumprir com certas obrigações…
Cresta Posts Box by CP