Legislação tributária – 5 dificuldades que as empresas têm

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Você sabia que a legislação tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo? Junto a isso, devemos destacar o volume da carga tributária, também considerado um dos mais altos dentre os países cuja economia é melhor desenvolvida.
Atualmente, os empreendedores e empresários brasileiros arcam com, aproximadamente, 80 impostos. E isso, de fato, gera muitos transtornos, principalmente para empresas que não dominam leis e tributos.
Veja, em nosso artigo de hoje, 5 grandes dificuldades que a maior parte das empresas enfrentam quando o assunto é legislação tributária.
Boa leitura!
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1. Escolha do regime tributário ideal

Não é simples escolher o regime tributário da sua empresa. Afinal de contas, é a partir dele que serão definidas as alíquotas das taxas, impostos e demais tributos devidos.
A definição do regime tributário ideal deve ser baseada no porte da empresa, área de atuação e previsibilidade de lucro. Há três opções: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, este último sendo o mais simplificado. 

2. Compreensão de termos, impostos, taxas e tributos

Há de concordar que o texto da legislação tributária não um dos mais fáceis. Siglas, terminologias e demais conceitos inerentes à área contábil nem sempre são facilmente decifrados por quem não é da área.
Sendo assim, a interpretação dos conceitos é, sim, um grande desafio para as empresas. O suporte de um escritório contábil, neste cenário, é de grande valia.

3. Atualização das normas e textos das leis

O texto da legislação tributária, assim como os demais da legislação brasileira, sofre constantes atualizações. E muitas empresas sentem dificuldade em acompanhar estas mudanças. 
Uma simples alteração na faixa de faturamento de um regime tributário, por exemplo, compromete todo o andamento do negócio. Lembre-se que é necessário respeitar os limites propostos, a fim de evitar a incidência de taxas extras, multas e enquadramentos desnecessários.

4. Diferenças entre as alíquotas estaduais

Quando se fala de recolhimento de impostos estaduais, a maioria das empresas acredita que as alíquotas são unificadas. Ou seja, em todos os estados a porcentagem será igual. Mas este é um grande engano.
Impostos estaduais, como ICMS e o IPVA, por exemplo, possuem recolhimentos que variam de estado para estado, principalmente em casos nos quais incide a substituição tributária. Sendo assim, é necessário total conhecimento sobre a legislação estadual, seja no estado em que sua empresa reside, seja em estados nos quais ela presta seus serviços.

5. Elaboração do planejamento tributário

Não há como fugir do planejamento tributário. Ele é a espinha dorsal do sucesso da empresa. Sem um bom planejamento de tributos não há como escolher o regime perfeito para o negócio, reduzir o impacto dos tributos, planejar investimentos e inflar a lucratividade da empresa.
Se sua empresa não possui conhecimentos específicos para elaborar um bom planejamento tributário, considere contratar um escritório contábil com a expertise necessária para o seu segmento.
Dominar a legislação tributária oferece vantagens para o seu negócio, como um planejamento mais eficaz, reduz de custos desnecessários com multas e juros, ampla competitividade de mercado e, principalmente, a escolha do regime tributário mais adequado aos serviços.
Fique atento a legislação tributária e atinja seus objetivos empresariais! Tem alguma dúvida sobre tributação e outros assuntos correlatos? Entre em contato conosco!

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